Institucional

História da Empresa

Francisco Bento Aires, nasceu em 22 de setembro de 1930, na cidade de Catalão, Estado de Goiás, onde veio a falecer aos 71 anos, no dia 14 de agosto de 2002. Casou-se em 24 de junho de 1950, com a jovem Lúzia Cândida Aires residindo na Fazenda Sapé, dando assim, início a sua vida conjugal. Desta união nasceram Marli Bento Leão, Vera Lúcia Silva Barbosa e Heloene Bento Silva.


Em 1958 a família mudou-se para a cidade, quando o Sr. “Chico Bento” comprou sua primeira borracharia na antiga Chevrolet, onde hoje se encontra a loja ZAN. Dois anos depois, levou sua borracharia para o cômodo do Sr. Salomão Fayad, onde hoje é instalada a loja Terrafértil. Permaneceu lá até construir sua sede própria na Avenida José Marcelino, em frente à antiga Praça Marca Tempo, no ano de 1965. Com isso, ampliou seus negócios tornando-se além de borracheiro, revendedor de pneus novos e recapador de pneus.

Passaram-se os anos, e como todo bom comerciante, vislumbrou a necessidade de um ponto de venda mais estratégico e maior para desenvolvimento de seus serviços com mais qualidade. Então, em 1975, construiu uma nova sede situada na mesma Avenida, só que próximo a Rodovia BR-050, onde permanece até os dias atuais. Porém em 1988 transferiu a recapagem para o bairro Castelo Branco, sito na Rua 96, nº 380. Dessa forma ocorreu o desmembramento do serviço de recapagem com a venda de pneus e prestação de serviços buscando uma melhor preservação do ambiente e também melhoria no espaço físico da empresa.

Todas as experiências empreendedoras vivenciadas pelo Sr. “Chico Bento”  podem ser visualizadas através das Figuras que seguem:



Figura 3.1: Borracharia e Recapagem São Bento 1970


Figura 3.2: Pátio de serviço Pneus São Bento 1975

 

Conforme destaca a Figura 3.1, a borracharia do Sr. “Chico Bento” era considerada pela população catalana como a borracharia moderna da época. Também presencia-se que o asfalto não tinha chegado na Avenida José Marcelino. A Figura 3.2 a seguir já mostra um diferencial na localização e o ganho do asfalto na referida avenida.

 



Figura 3.3: Vendas e atendimento Pneus São Bento 1975 


Figura 3.4: loja Pneus São Bento 2005

 

As Figuras 3.2 e 3.3 mostra a realização do grande sonho do Sr. “Chico Bento”, que era erguer sua nova loja para receber o tão sonhado asfalto da velha José Marcelino. A Figura 3.4 já mostra a realização de outro grande sonho do Sr. “Chico Bento”:


A Figura 3.4 confirma que o sonho sempre se realiza cada dia, cada hora, e a cada esforço. Muito se deve ao famoso popular “Chico Bento” “Chico Borracheiro” com seu carisma conquistava todos sem distinção entre as pessoas. Foi um raro exemplo de homem guerreiro, que saiu de uma fazenda e ao longo dos anos construiu ao lado da família um belo patrimônio, sem nunca perder sua estimada humildade.

Sem muito estudo foi um comerciante exemplar que soube driblar com maestria as dificuldades que a vida lhe impôs. Quem o conheceu certamente se lembra do “Chico Bento” sentado no banco em frente a sua loja conversando com os amigos e fregueses.

O legado do “Chico Bento” não acabou com seu falecimento. O seu principal patrimônio, a empresa Pneus São Bento, hoje gerenciada por sua filha Vera Lúcia que juntamente com seus filhos, vem dando continuidade a tudo que o pai começou. E assim continua a vida: de pai para filha e de filha para netos, formando uma empresa familiar de sucesso.

 


Figura 3.5: Foto Atual da loja Pneus São Bento 2009 

 
Site desenvolvido por Portal Catalão